Manutenção em ambiente Hospitalar – Tipificação das Modalidades
Entre as diversas modalidades de manutenção desenvolvidas em ambiente industrial onde a produção de bens de consumo, capital, alimentos etc são o foco e, qualquer parada não programada ocasionam perdas milionárias, algumas das mais essenciais modalidades são amplamente empregadas em ambiente hospitalar conforme abaixo:
Manutenção Preventiva
Consiste num programa de revisão periódica dos equipamentos. Este tipo de manutenção tem como objetivo a redução do desgaste natural do(s) equipamento(s), com o prolongamento de sua vida útil, evitando-se, assim, a ocorrência de falhas e/ou degradação de seus itens.
Manutenção Corretiva
A manutenção corretiva consiste na reparação do(s) equipamento(s) ou de um de seus itens, em razão da ocorrência de uma falha, devolvendo-o(s) ao seu estado anterior.
Calibração
Entende-se por calibração o conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição ou sistema de medição, valores representados por uma medida materializada ou um material de referência e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões.
Qualificação ou Validação
É o conjunto de ações realizadas para atestar e documentar que quaisquer instalações, sistemas e/ou equipamentos estão apropriadamente instalados e funcionando corretamente, fazendo com que os resultados esperados sejam devidamente alcançados.